PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA
Serie : Ensino
Médio
Professora: Lenize.C.G.Borghetti
ANO 2012.
1)
Justificativa;
considerando
que o estudo de historia é fundamental para a formação do ser social,precisamos dela para buscarmos explicações certos acontecimentos atuais estabelecendo
relações de semelhança ou
diferenças nos fatos ocorridos ao longo do tempo e nos auxiliam na
formação de uma sociedade mais atuante e comprometida.
2)objetivo
geral:
organizar
alguns repertórios históricos culturais que permitam ao educando localizar acontecimentos numa multiplicidade de
tempo,modo a formular explicações para algumas questões do presente e do
passado respeitando o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos
tempos espaço e em suas manifestações
culturais,econômicas,políticas e
sociais.reconhecendo mudanças e
permanências nas vivencias humanas ao
longo dos tempos.
-comparar
acontecimentos no tempo,tendo como referencia autoridade,posterioridade e
simultaneidade.
-reconhecer
semelhanças e diferença sociais
econômicas e culturais existentes nos diferentes grupos sociais.
-reconhecer
algumas permanências e transformações sociais,econômicas e culturais nas
vivencias cotidianas.
-caracterizar
o modo divida e uma coletividade de povos antigos.
-caracterizar
o modo divida e uma coletividade de povos antigos.
-estabelecer
relações entre presente e passado.
-Identificar
diferenças culturais entre o modo de
vida dos povos estudantes.
-busca de
informações em diferentes tipos de fontes(entrevistas,pesquisas .bibliografia e
imagens)
-Formulação
de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados .
-
compreender linhas do tempo
-identificar
relações do poder em diferentes grupos sociais.
-Estabelecer
relações entre passado e presente
-reconhecer
as mudanças ocorridas com o passar dos tempo
-conhecer
os sistemas absolutistas e mercantilistas dos séculos XV ,
XVI e
XVII.
-reconhecer
as transformações provocadas cm a expansão marítima.
-reconhecer
a importância que renascimento teve na cultura do povo na antiguidade e para
os humanistas.
-Identificar as diferentes formas de colonização,no continente Americano.
-conhecer
a ocupação da América.
-Identificar
as diferentes formas de ocupação no continente Americano.
-oportunizar
ao adolescente conhecimentos sobre a
Europa Ocidental do Século XVI
-favorecer
o aluno para que ele possa diferenciar as causas que levaram o Igreja Católica
para a reforma e a contra Reforma da Igreja.
-conhecer
a historia da áfrica
-identificar
as diferentes etnias que formam o povo Brasileiro.
-Identificar
as diferenças entre a colonização da America Portuguesa,America Espanhola e
Caribe
-descobrir
os motivos que levaram os Portugueses
-escravizar
os negros
-conhecer
a importância da produção açucareira no período colonial
-reconhecer
as mudanças trazidas com a revolução cientifica
-identificar
as missões jesuíticas junto aos índios Guaranis e o que foi feito delas.
-conceituação
da era das revoluções como inauguradora do mundo contemporâneo.
-compreender
os princípios do pensamento iluminista em suas vertentes cientificas,políticas e econômicas.
-estabelecer
relações entre o processo de formação e independência da 13º colônia inglesas e o pensamento
iluminista
-compreender
as deferências temporalidades presentes
em um momento de mudanças.
-entender os significados das rebeliões
coloniais na America portuguesa e na
America Espanhola e suas relações com as transformações na Europa e nas
próprias colônias nos XVII e VIII
-Identificar
nas rebeliões os grupos sociais coloniais envolvidos e seus interesses
divergentes.
-compreender
a dinâmica de mudanças e permanências
-relacionar
o processo de independência com as
mudanças na Europa
-identificar
os fatores que contribuíram para a
manutenção da unidade do território brasileiro e para a continuidade do regime
monárquico.
-compreender
o processo de expansão ao território americano
-identificar
temas referentes a Europa no século XIX
-compreender
a formação econômica e política social do Brasil Imperial
-abordar
e problematizar a questão racional no contexto brasileiro
-compreender
as cousas e as conseqüências da primeira guerra mundial
-conhecer
e respeitar modos de vida de diferentes
grupos sociais em diversos tempos.e espaços com acontecimentos que provocaram
profundas transformações.
-Identificar
as diferenças existentes entre artes e a ciências
-estabelecer
relações entre presentes e passado
-Identificar as diferenças e semelhanças entre grupos
sociais que fazem parte da nossa historia
-estabelecer relações entre presente e passado
-reconhecer
as transformações provocadas pelos acontecimentos no passado
-Identificar
as diferenças culturais;econômicas e
sociais existentes no terceiro mundo
-entender
a formação do partido conservador e do partido liberal na era Vargas
-compreender
os acontecimentos do século XX e as forças políticas Américas Latinas
-identificar
os acontecimentos de 1964
-Analisar
a participação dos jovens nos chamados
anos rebeldes
-Analisar o crescimento capitalista vividos nos anos 70.
-compreender
os acontecimentos vividos no Brasil no
período da ditadura militar
-reconhecer
algumas diferenças trazidas pelo mundo contemporâneo
1º ano
1.As grandes origens
2.Grécia antiga
3.Roma
4.O Mundo Árabe
5.A África Antiga
6. Idade Média
7.Tradição e transição
8.O Estado Moderno
9.O Mercantilismo
10.Expansão Marítima
11.O Renascimento
12.America encontra Europa
13.Colonizar o Brasil
14.Reforma Protestante
15.Apogeu do Absoluto
16. Colonização das Américas
17.Escravismo Colonial
18.Civilização do açúcar
2º ano
1.Revolução
Científica do século XVII
2.Expansão Territorial
3. Revolução Inglesa
4.O Iluminismo
5.Século de Ouro
6.Independência dos
EUA
7.A Revolução Francesa
8.Brasil:Revoltas
Anti-Coloniais
9.Revolução Industrial
10.Indecência do Brasil
11.Independências
na América Espanhola
12.Liberais e Nacionalista
13.O Primeiro Reinado
14.A Regência
15.O Segundo Reinado
16.Doutrinas Sociais no Século
XIX
17.Europa no fim do Século XIX
18.O Imperialismo
19.América no Século XIX
3º ano
1.Abolição
2.República
3.Primeira Guerra mundial
4.A República Velha
5.Revolução Russa
6.Rebeliões na Republica Velha
7.A Crise de 1929
8.Os Fascismos
9.A Era Vargas
10.Segunda Guerra Mundial
11.Guerra Fria
12.África e Ásia após a Segunda Guerra
13.Terceira Republica
14.Capitalismo no primeiro mundo
15.Socialismo Real
16.Ditadura Militar no Brasil
17.De Sarney a FHC
18.A América Latina no Século XX
19.Mundo Atual
Metodologias
-Leituras
-Passa X Repassa
-Pesquisas -Vídeo
-Debates
-Mapas
-Painéis
-Musicas
-Jornalismo
-Matérias Bibliográficos
-Produção Textual -Seminários
-Provas
Avaliação
#Continua e processual analisando o crescimento do educando através de
produção de textos,painéis,provas,participação,pesquisas realizadas
bimestralmente e registradas no diário em números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário