terça-feira, 19 de março de 2013

Plano de Curso do Ensino Médio História


PLANO DE ENSINO  DE HISTÓRIA
 Serie : Ensino  Médio
            Professora: Lenize.C.G.Borghetti
             ANO 2012.
1) Justificativa;

considerando que o estudo de historia é fundamental para a formação  do ser social,precisamos  dela para buscarmos explicações certos  acontecimentos atuais  estabelecendo  relações  de semelhança ou diferenças  nos fatos  ocorridos ao longo do tempo e nos auxiliam na formação de uma sociedade mais atuante e comprometida.

2)objetivo geral:
organizar alguns repertórios históricos culturais que permitam ao educando localizar  acontecimentos numa multiplicidade de tempo,modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado respeitando o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos espaço e em suas manifestações  culturais,econômicas,políticas  e sociais.reconhecendo  mudanças e permanências  nas vivencias humanas ao longo dos tempos.

                                       3)Objetivos Específicos:

-comparar acontecimentos no tempo,tendo como referencia autoridade,posterioridade e simultaneidade.
-reconhecer semelhanças e diferença sociais  econômicas e culturais existentes nos diferentes  grupos sociais.
-reconhecer algumas permanências e transformações sociais,econômicas e culturais nas vivencias cotidianas.
-caracterizar o modo divida e uma coletividade de povos antigos.
-caracterizar o modo divida e uma coletividade de povos antigos.
-estabelecer relações entre presente e passado.
-Identificar diferenças  culturais entre o modo de vida dos povos estudantes.
-busca de informações em diferentes tipos de fontes(entrevistas,pesquisas .bibliografia e imagens)
-Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados .
- compreender linhas do tempo
-identificar relações do poder em diferentes grupos sociais.
-Estabelecer relações entre passado e presente
-reconhecer as mudanças ocorridas com o passar dos tempo
-conhecer os sistemas absolutistas e mercantilistas dos séculos XV ,
XVI e XVII.
-reconhecer as transformações provocadas cm a expansão marítima.
-reconhecer a importância  que renascimento  teve na cultura do povo na antiguidade e para os humanistas.
-Identificar  as diferentes formas  de colonização,no continente Americano.
-conhecer a ocupação da América.
-Identificar as diferentes formas de ocupação no continente Americano.
-oportunizar ao adolescente  conhecimentos sobre a Europa Ocidental do Século XVI
-favorecer o aluno para que ele possa diferenciar as causas que levaram o Igreja Católica para a reforma e a contra Reforma da Igreja.
-conhecer a historia da áfrica
-identificar as diferentes etnias que formam o povo Brasileiro.
-Identificar as diferenças entre a colonização da America Portuguesa,America Espanhola e Caribe
-descobrir os motivos que levaram os Portugueses
-escravizar os negros
-conhecer a importância da produção açucareira no período colonial
-reconhecer as mudanças trazidas com a revolução cientifica
-identificar as missões jesuíticas junto aos índios Guaranis e o que  foi feito delas.
-conceituação da  era das revoluções  como inauguradora do mundo contemporâneo.
-compreender os princípios do pensamento iluminista em suas vertentes  cientificas,políticas e econômicas.
-estabelecer relações entre o processo de formação e independência da  13º colônia inglesas e o pensamento iluminista
-compreender as deferências temporalidades  presentes em um momento de mudanças.
-entender  os significados  das rebeliões  coloniais na America portuguesa e na  America Espanhola e suas relações com as transformações na Europa e nas próprias colônias nos XVII e VIII
-Identificar nas rebeliões os grupos sociais coloniais envolvidos e seus interesses divergentes.
-compreender a dinâmica de mudanças e permanências
-relacionar o processo de independência  com as mudanças  na Europa
-identificar os fatores que contribuíram   para a manutenção da unidade do território brasileiro e para a continuidade do regime monárquico.
-compreender o processo de expansão ao território americano
-identificar temas referentes a Europa no século XIX
-compreender a formação econômica e política social do Brasil Imperial
-abordar e problematizar a questão racional no contexto brasileiro
-compreender as cousas e as conseqüências da primeira guerra mundial
-conhecer e respeitar modos  de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos.e espaços com acontecimentos que provocaram profundas transformações.
-Identificar as diferenças existentes entre artes e a ciências
-estabelecer relações entre presentes  e passado
-Identificar  as diferenças e semelhanças entre grupos sociais que fazem parte da nossa historia
-estabelecer  relações entre presente e passado
-reconhecer as transformações  provocadas  pelos acontecimentos no passado
-Identificar as diferenças  culturais;econômicas e sociais existentes no terceiro mundo
-entender a formação do partido conservador e do partido liberal na era Vargas
-compreender os acontecimentos do século XX e as forças políticas Américas Latinas
-identificar os acontecimentos de 1964
-Analisar a participação  dos jovens nos chamados anos rebeldes
-Analisar  o crescimento capitalista  vividos nos anos 70.
-compreender os  acontecimentos vividos no Brasil no período da ditadura militar
-reconhecer algumas diferenças trazidas pelo mundo contemporâneo 


     
                                   1º ano
1.As grandes origens
2.Grécia antiga
3.Roma
4.O Mundo Árabe
5.A África Antiga
6. Idade Média
7.Tradição e transição
8.O Estado Moderno
9.O Mercantilismo
10.Expansão Marítima
 11.O Renascimento
12.America encontra Europa
13.Colonizar o Brasil
14.Reforma Protestante
15.Apogeu do Absoluto
16. Colonização  das Américas
17.Escravismo Colonial
18.Civilização do açúcar
                    
                         2º ano
               1.Revolução  Científica do século XVII
              2.Expansão Territorial
              3. Revolução Inglesa
              4.O Iluminismo
             5.Século de Ouro  
             6.Independência  dos  EUA    
             7.A Revolução Francesa
             8.Brasil:Revoltas Anti-Coloniais
             9.Revolução Industrial
            10.Indecência do Brasil
            11.Independências na América Espanhola  
            12.Liberais e Nacionalista
            13.O Primeiro Reinado
            14.A Regência
            15.O Segundo Reinado
            16.Doutrinas Sociais no  Século XIX
            17.Europa no fim do Século XIX
            18.O Imperialismo
            19.América no Século XIX
      3º ano
1.Abolição
2.República
3.Primeira Guerra mundial
4.A República Velha
5.Revolução Russa
6.Rebeliões na Republica Velha
7.A Crise  de 1929
8.Os Fascismos
9.A Era Vargas
10.Segunda Guerra Mundial
11.Guerra Fria
12.África e Ásia após a Segunda Guerra
13.Terceira Republica
14.Capitalismo no primeiro mundo
15.Socialismo Real
16.Ditadura Militar no Brasil
17.De Sarney a FHC
18.A América  Latina no Século XX
19.Mundo Atual
                                        
                                   
                                       Metodologias
-Leituras                                                   -Passa X Repassa
-Pesquisas                                                -Vídeo 
-Debates                                                   -Mapas
-Painéis                                                     -Musicas
-Jornalismo                                              -Matérias Bibliográficos
-Produção Textual                                 -Seminários
-Provas

                      Avaliação
#Continua e processual analisando o crescimento do educando através de produção de textos,painéis,provas,participação,pesquisas realizadas bimestralmente e registradas no diário em números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário