terça-feira, 19 de março de 2013

Plano de Curso do Ensino Médio Filosofia


OBJETIVOS GERAIS

* Apresentar os conceitos fundamentais do pensamento filosófico ocidental, constituído historicamente, como ferramentas de formação da atitude filosófica;
* Colaborar para a reflexão sobre as relações entre as concepções filosóficas e as condições históricas e a vida cotidiana;
* Desenvolver o espírito crítico e a reflexão filosófica sobre questões contemporâneas, contribuindo para a criação e o fortalecimento de práticas solidaria com a própria comunidade.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Apresentar os fundamentos históricos do pensamento filosófico ocidental;
* Introduzir os principais períodos da historia da filosofia;
* Desenvolver os vários significados da razão e apresentar as concepções contemporâneas sobre o tema;
* Refletir sobre o conceito de verdade, central na construção do pensamento e no entendimento da busca de conhecimento;
* Introduzir a origem da lógica entre os gregos e indicar as principais ferramentas do pensamento lógico;
* Apresentar as relações entre o conhecimento, a linguagem e a consciência;
* Identificar os significados do conceito de cultura e das práticas culturais na perspectiva filosófica;
* Elaborar um quadro filosófico sobre a religiosidade humana em diferentes culturas;
* Analisar a produção artística e sua relação com o desenvolvimento das recentes tecnologias e com a economia do mercado;
* Apresentar as diferenças entre ética e moral e compreender os significados da liberdade como construção de ética humana;
* Compreender as noções de política e sociedade civil e introduzir os principais fundamentos da historia da filosofia política.







ANO
ORDEM
CAPÍTULOS
CONCEITOS
1º, 2º e 3º
1
2
3
4

5
6
A atitude filosófica
O que é a filosofia
A origem da filosofia
Períodos e campos de investigação da filosofia grega
Principais períodos da historia da filosofia
Aspectos da filosofia contemporânea.
Filosofia, historia da filosofia

7
8
9
10
11
12
Os vários sentidos da palavra razão
A atividade racional e suas modalidades
A razão: Inata ou adquirida?
A razão na filosofia contemporânea
Ignorância e verdade
Buscando a verdade
Razão e verdade



                  

13
14
15
16
17
18
O nascimento da lógica
Elementos da lógica
A preocupação com o conhecimento
Percepção, memória e imaginação
Linguagem e pensamento
A consciência pode conhecer tudo?
Lógica, conhecimento, consciência

19
20
21
22
23
24
A existência ética
A filosofia moral
A liberdade
A atitude cientifica
A ciência na historia
As ciências humanas
Ética e ciência

25
26
27
A vida política
As filosofias políticas
A questão democrática.
Política











METODOLOGIA

As atividades complementares contribuem para que os alunos sejam capazes de processar  informações e conhecimentos partindo de diferentes fontes e tenham condições de expressar suas concepções e visões de mundo por meio de múltiplas linguagens. Pretende-se  portanto, sugerir estratégias pedagógicas, (aulas expositivas, pesquisas, apresentação de filmes, documentários, slides em multimídia, trabalhos em grupos, seminários debates e estudo dos textos do livro FILOSOFIA de Marilena Chauí)
   para a aquisição de algumas competências indicadas pelos Parâmetros  Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.



AVALIAÇÃO

A avaliação tem por finalidade aferir o conjunto de conhecimentos adquiridos  individualmente pelo aluno durante determinado período letivo. Portanto, ela se relaciona diretamente aos objetivos do curso e as concepções de conhecimento adotadas pelo professor.
Os métodos (Quantitativos: Prova escrita individual, seminários,  trabalhos individuais e em grupos, apresentação e reflexão sobre os conteúdos trabalhados, vídeos, filmes, slides) e (Qualitativos: responsabilidade,  pontualidade, assiduidade, comprometimento, participação, agindo de maneira cooperativa, utilizando formas de expressão que favoreçam a integração grupal, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade).  Quando elaboradas resultam em  ferramentas adequada para que certos conteúdos objetivos e subjetivos, sejam avaliados, oferecendo ao professor indagações e reflexões sobre os temas e os conteúdos centrais para verificação da aprendizagem.


BIBLIOGRAFIA


Parâmetros Curriculares Nacionais

Proposta Curricular de Santa Catarina.

CHAUI, Marilena; Iniciação a Filosofia; Ensino Médio; Volume Único.


ESTADO DE SANTA CATARINA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA HELIO WASUN
ENSINO MÉDIO




FILOSOFIA














PROFESSORA= LENIZE CECILIA GAVA BORGHETTI








Bandeirante, fevereiro de 2013








CONTEÚDOS DO 1º ANO:

1- A FILOSOFIA
. Atitude filosófica – “Conhece-te a ti mesmo”;
. O Mito da caverna de Platão;
. Nossas crenças (mito) costumeiros.
2- O QUE É A FILOSOFIA
. A atitude critica;
. A filosofia por trás da Ciência;
. A reflexão filosófica;
. A filosofia como fundamentação teórica e critica.
3- A ORIGEM DA FILOSOFIA
. O que perguntavam os primeiros filósofos;
. O nascimento da filosofia;
. Mito e filosofia;
. cosmogonia e teogonia;
. Condições históricas para o surgimento da filosofia;
. O legado da filosofia grega para o Ocidente europeu.
4- PERÍODOS E CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO DA FILOSOFIA GREGA
. Os períodos da filosofia grega;
. Período pré-socratico ou cosmológico;
. Sócrates contra os sofistas;
. As idéias de Sócrates;
. Período sistemático;
. Período helenístico;
. A herança aristtélica.
5- PRINCIPAIS PERIODOS DA HISTORIA DA FILOSOFIA
. Os principais períodos da filosofia.

CONTEÚDOS DO 2º ANO

1- A RAZÃO
. Os vários sentidos da palavra razão;
. Consciência moral;
. Os princípios racionais;
.2- A ATITUDE RACIONAL  E SUAS MODALIDADES       
. A intuição;
.  Fenomenologia;
. A razão discursiva: dedução, indução e abdução;
. Realismo e idealismo;
3- A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA
. Inatismo ou empirismo;
. Principio da causalidade;
. A resposta de Hegel.
4- A RAZÃO NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
. Razão e sociedade;
. Paradigmas;
5- A VERDADE
. Ignorancia e verdade;
. Buscando a verdade.
6- O NASCIMENTO DA LOGICA
. O aparecimento da lógica;
. Elementos da lógica.
7- O CONHECIMENTO
. A preocupação com o conhecimento;
. Percepção, memória e imaginação;
. Linguagem e pensamento;
. A consciência pode conhecer tudo?

CONTEÚDOS DO 3º ANO

1- A CULTURA
. Natureza humana;
. Os sentidos da cultura;
. Cultura e trabalho.
2- A EXPERIENCIA DO SAGRADO
. A religião;
 .Os objetos simbólicos;
. Pecado original;
3- A  ETICA
. A existência ética;
. Senso moral e consciência moral;
4- A FILOSOFIA MORAL
. Valores éticos e morais;
. Deliberação e decisão;
. O cristianismo: Interioridade e dever;
. Vontade e desejo;
5- A LIBERDADE
. A liberdade como questão filosófica.
6- A CIENCIA
. A atitude cientifica;
7- A CIENCIA NA HISTORIA
. Classificação das ciências.
8- AS CIENCIAS HUMANAS
. O humano como objeto de investigação.
9- A POLITICA
. A invenção da política;
. Finalidades da política;
. ética e política.




METODOLOGIA

Os conteúdos da disciplina serão desenvolvidos através de aulas expositivas, pesquisas, apresentação de filmes, documentários, slides em multimídia, trabalhos em grupos, debates e estudo dos textos do livro FILOSOFIA de Marilena Chauí.

AVALIAÇÃO

. A avaliação consistirá em: contínua, integral e diagnostica.
Quando avaliamos, devemos  observar os seguintes aspectos:
- Quantitativos: Trabalhos individuais e em grupos na produção escrita, apresentação e reflexão dos alunos sobre os conteúdos trabalhados, provas teóricas para verificação da aprendizagem, apresentação em seminários,
- Qualitativos: Pretende-se avaliar se o aluno é responsável, tem pontualidade, assiduidade, comprometimento, participação na realização das atividades, agindo de maneira cooperativa, utilizando formas de expressão que favoreçam a integração grupal, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.







2012

























ESTADO DE SANTA CATARINA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA HELIO WASUN
ENSINO MÉDIO




FILOSOFIA














PROFESSORA= LENIZECECILIA GAVA BORGHETTI








Bandeirante, fevereiro de 2012



ESTADO DE SANTA CATARINA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA HELIO WASUN
2º ano do ENSINO MÉDIO












SOCIOLOGIA













PROFESSORA= LENIZE CECILIA GAVA BORGHETTI








Bandeirante, fevereiro de 2012

OBJETIVOS
# Compreender tipos de sociedades estratificadas;
# Sensibilizar os educandos para serem pessoas atuantes na sociedade;
# Entender que o tipo de cultura identifica um povo;
# Diferenciar os tipos de instituições sociais e suas funções;
# Identificar e compreender os aparelhos que compõe a sociedade;
# Discernir os meios de comunicação.

CONTEÚDOS

# Classes sociais e estratificação;
- Estratificação social;
- Tipos de sociedades estratificadas;
- Mobilidade social;

# Cultura e sociedade;
- O papel da educação na transmissão da cultura;
- Identidade cultural;
- O aspecto material e o não-material da cultura;
- Componentes da cultura;
- O crescimento do patrimônio cultural;
- Aculturação: Contato e mudança cultural;
- Contracultura;
- Socialização e controle social;

# As instituições sociais;
- O que é instituição social;
- Grupo social e instituição social;
- Interdependência entre as instituições;
- Principais tipos de instituição;

# Mudança social;
- A sociedade não é estática;
- Mudança social e relações sociais;
- No ritmo das mudanças sociais;
- Causas da mudança social;
- Fatores contrários e fatores favoráveis a mudança social;
- Conseqüências da mudança social.

# Capitalismo ou Socialismo;
- O modo capitalista de produção;
- Etapas do capitalismo;
- Socialismo: Um novo modo de produção.

METODOLOGIAS

# Filmes: Óleo de Lorenzo, o Menino de Pijama Listrado, Cruzada, Central do Brasil, Grande Família, Um homem chamado cavalo, O Traidor...
# Seminários, trabalhos, debates, textos, apostila,
# Leituras complementes.
AVALIAÇÃO

A avaliação se consiste em contínua, integral e diagnostica.
Quando avaliamos, devemos  observar os seguintes aspectos:
- Quantitativos: Trabalhos individuais e em grupos, provas teóricas para verificação da aprendizagem, seminários, apresentações
- Qualitativos: Pretende-se avaliar se o aluno realiza as atividades, agindo de maneira cooperativa, utilizando formas de expressão que favoreçam a integração grupal, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.







2012

3 comentários:

  1. amei seu programa de estudos em filosofia. Parabéns!!

    joaquimmmc.blogspot.com

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  2. oLá Lenize..Gostei mto do seu conteúdo de Filosofai par EM...Gostaria de saber de que livro vc tirou pra eu adquirir e aplicar para meus alunos..Parabéns pelo trabalho q Deus te abençoe...Jesus te ama..um abraço;;Prof Fernanda

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  3. Esqueci de deixar meu e-mail fernadadesouzafariasdasilva@gmail.com

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